Interlocuções sobre Língua de Sinais e Educação de Surdos

15/05/2022 10:49

Os dois volumes organizados pela Profa. Dra. Neiva de Aquino Albres e pela Doutoranda Mairla Costa (bolsista Capes) resultam de pesquisas apresentadas no II Colóquio Internacional Educação de Surdos, Libras e Interpretação (CIESLI), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET) em 2019.

O CIESLI é um evento periódico, que permite a discussão acerca da educação de surdos e os embates atuais que envolvem essa questão. O ponto central desse esforço constitui-se na perspectiva de evidenciar a discussão teórico-prática que abarca diferentes profissionais. Isso significa fortalecer princípios assumidos pela UFSC de disseminar a discussão para a comunidade por meio da extensão referente à pesquisa e ao ensino, envolvendo diferentes áreas.

Essa articulação exige um diálogo interdisciplinar, ou seja, a integração entre diferentes campos do conhecimento. Assim, a realização desse evento é uma oportunidade importante para divulgar, refletir e discutir a educação dos surdos, a Libras como língua de instrução e interpretação educacional e para integrar os diversos personagens (docentes, discentes, professores de surdos, intérpretes e comunidade em geral).

Os livros reúnem pesquisas sobre educação de surdos e políticas educacionais; ensino de Libras, tradução e interpretação de línguas de sinais, formação de tradutores e intérpretes de Libras e português no Brasil, em que aponta para uma diversidade de áreas, fundamentações teóricas e esferas de atuação.