CAPES/PrInt “Tradução, Tradição e Inovação”

Título: Tradução, Tradição e Inovação

Resumo: Este projeto busca, por meio de um sistema de cooperação internacional, tratar científica e academicamente as inter-relações e cruzamentos entre as culturas de diferentes áreas de conhecimento (particularmente as envolvidas nesse projeto) cujo eixo integrador linguagem-tradução almeja garantir, potencializar e qualificar diálogos multiculturais, eliminando fronteiras e universalizando o conhecimento. Para alcançar esta meta, o projeto reúne pesquisadores e especialistas nacionais e estrangeiros em Estudos da Tradução, Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Estudos da Interpretação, Estudos Antropológicos, Estudos da Adaptação, Estudos de Performance, Relações Internacionais, Educação e Educação Científica e Tecnológica, Engenharia e Gestão do Conhecimento. Trata-se de uma rede de colaboração interna e internacional, cujas pontes entre as ciências e as humanidades envolvendo os Estudos da Tradução, promoverá diversificadas modalidades de trocas acadêmicas, networks e produções científicas, contribuindo para a internacionalização da UFSC e do ensino superior do país.

Coordenação Andréia Guerini (PGET/UFSC)

Participantes Nacionais

  • Alinne Balduino Pires Fernandes (PGET/PGI/UFSC)
  • Andréa Cesco (PGET/UFSC) Carlos Alberto Marques (PPGECT/UFSC)
  • Carlos Henrique Rodrigues (PGET/UFSC)
  • David Antonio da Costa (PPGECT/UFSC)
  • Dirce Waltrick do Amarante (PGET/UFSC)
  • Eliane Debus (PGET/PGE/UFSC)
  • Evelyn Schuler Zea (PPGAS/PGET/UFSC)
  • Francisco Antonio  Pereira Fialho (PPECG/UFSC)
  • Gilles Jean Abes (PGET/UFSC)
  • Gilvan Müller de Oliveira (PGET/PGL/UFSC)
  • Karine Simoni (PGET/UFSC)
  • Mailce Borges Mota (PGI/PGL/PGET)
  • Maria José Baldessar (PPEGC/PGET/UFSC)
  • Maria Rita Drumond Viana (PGET/PGI/UFSC)
  • Marie-Hélène Catherine Torres (PGET/UFSC)
  • Meritxell Hernando Marsal (PGET/UFSC)
  • Rachel Louise Sutton-Spence (PGET/UFSC)
  • Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros (PGET/UFSC)
  • Vânia Zikan Cardoso (PPGAS/UFSC)
  • Werner Ludger Heidermann (PGET/UFSC)

Participantes Estrangeiros

  • Alexandra Poulain (Université de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle/França)
  • Alvaro Echeverri (Université de Montréal/Canadá)
  • Amparo Hurtado Albir (Universitat Autónoma de Barcelona/Espanha)
  • Ana Luisa Ribeiro Barata do Amaral (Universidade do Porto/Portugal)
  • Anthony Pym (University of Melbourne/Austrália)
  • Arvi Sepp (University of Antwerp e Vrije Universiteit Brussel /Bélgica)
  • Berthold Zilly (Freie Universität Berlin/Alemanha)
  • Elizabeth Monasterios (University of Pittsburgh/Estados Unidos)
  • Elizabeth Lowe McCoy (New York University/Estados Unidos)
  • Fernanda Beigel (Universidade Nacional do Cuyo/Argentina)
  • Gabriele Brandstetter (Freie Universität Berlin/Alemanha)
  • Georges Bastin (Université de Montréal/Canadá)
  • Ilana Heineberg (Université Bordeaux Montaigne/França)
  • Isabel Mociño-González (Universidade de Vigo/Espanha)
  • Jose Cyriel Gerard Lambert (Katholieke Universiteit Leuven/Bélgica)
  • José Yuste Frias (Universidade de Vigo/Espanha)
  • Kenneth David Jackson (Yale University/Estados Unidos)
  • Lorraine Mary Leeson (Trinity College Dublin/Irlanda)
  • Luis Andrade Ciudad (Pontifica Universidad Católica de Perú /Peru)
  • Malcolm Mc’Nee (Smith College/Estados Unidos)
  • Marc Charron (University of Ottawa/Canadá)
  • Maria de Lurdes Nogueira Escaleira (Instituto Politécnico de Macau/China)
  • Michel Riaudel (Université Paris-Sorbonne – Paris IV/França)
  • Odile Cisneros (University of Alberta/Canadá)
  • Orlando Alfred Arnold Grossegesse (Universidade do Minho/Portugal)
  • Patrick O’Neill (Queen’s University/Irlanda)
  • Philippe René Marie Humblé (Vrije Universiteit Brussel/Bélgica)
  • Richard Malcolm Coulthard (Birmingham University/Inglaterra)
  • Rita Maria da Silva Marnoto (Universidade de Coimbra/Portugal)
  • Rosario Lázaro Igoa (Universidade de la Republica/Uruguai)
  • Rui Manuel Sousa Silva (Universidade do Porto/Portugal)
  • Sandra Bagno (Università degli Studi di Padova/Itália)
  • Sonia Netto Salomão (Università La Sapienza Roma/Itália)
  • Vanessa Castagna (Università degli Studi di Veneza/Itália)
  • Vera Lúcia de Oliveira Maccherani (Università degli Studi di Perugia/Itália)

Instituições Receptoras

  • Université Bordeaux Montaigne/França
  • University Of Alberta/Canadá
  • Universidade de Coimbra/Portugal
  • Smith College/Estados Unidos
  • Max Planck Institut/Holanda
  • Vrije Universiteit Brussel/Bélgica
  • Université Paris-Sorbonne – Paris IV/França
  • Université De Montréal/Canadá Universidade de Vigo/Espanha
  • Università Degli Studi Di Padova/Itália
  • University Of Dublin – Trinity College Dublin/Irlanda
  • Università Ca’ Foscari Di Venezia/Itália Freie Universität Berlin/Alemanha
  • Universidade do Porto/Portugal
  • Universidade do Minho/Portugal
  • Malmö Högskola/Suécia
  • University of Pittsburgh/Estados Unidos
  • New York University/Estados Unidos
  • Peking University/China
  • Université Sorbonne Nouvelle – Paris III/França
  • University Of Massachusetts, Dartmouth/Estados Unidos
  • Università Degli Studi Di Roma “La Sapienza”/Itália
  • Universitat Autònoma de Barcelona/Espanha
  • Pontificia Universidad Católica del Perú/Peru
  • Université de Genève/Suíça
  • University of Texas-Austin/Estados Unidos

Missões

2020

  • Dirce Waltrick do Amarante (PGET|)
  • Sergio Luiz Rodrigues Medeiros (PGET)
  • Andréia Guerini (PGET)

2019

  • Marie Hélène Catherine Torres (PGET)
  • Andréia Guerini (PGET)
  • Carlos Alberto Marques (PPGECT)
  • Carlos Henrique Rodrigues (PGET)
  • Mailce Borges Mota (PGI)

PRODUTOS

Cootutelas

  • Helena Manzato (Università Ca’Foscari Venezia/Itália)
  • Morgana Aparecida de Matos (Universidade de Vigo/Espanha)

Artigos

  • KUERTEN, ANNA BELAVINA ; MOTA, MAILCE BORGES ; SEGAERT, KATRIEN . Developmental dyslexia: a condensed review of literature. ILHA DO DESTERRO, v. 72, p. 249-270, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p249
  • COMIOTTO, A. F.; MOTA, M. B. ; SOARES, E. C. . O code-switching em bilíngues talian-português sob uma abordagem psicolinguística. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 23, p. 1121-1144, 2020. DOI: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/RLE.V23I4.18570
  • TOASSI, PÂMELA FREITAS PEREIRA ; MOTA, MAILCE BORGES ; TEIXEIRA, ELISÂNGELA NOGUEIRA . O efeito de palavras cognatas no acesso lexical do inglês como terceira língua. CADERNOS DE TRADUÇÃO (UFSC), v. 40, p. 74-96, 2020. DOI:  https://doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40nesp2p74
  • MARQUES, C. A.; MACHADO, A. A. S. C. . An integrated vision of the Green Chemistry evolution along 25 years. Foundations of Chemistry, 2020.
  • MARQUES, C. A.; MARCELINO, L. V. ; DIAS, E. D. S. ; RUNTZEL, P. L. ; SOUZA, L. C. A. B. ; SOUZA, B. ; Adélio A.A.S.C. Machado . GREEN CHEMISTRY TEACHING FOR SUSTAINABILITY IN PAPERS PUBLISHED BY THE JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION. QUIMICA NOVA, v. 43, p. 1510-1521, 2020.
  • MARQUES, C. A.; MACHADO, A. A. S. C. . An integrated vision of the Green Chemistry evolution along 25 years. Foundations of Chemistry, 2020.
  • MOHR, M. F. ; MARQUES, C. A. . Conexões entre a agroecologia e as Ciências da Natureza a partir do estudo do solo. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 3, p. 8-20, 2020.
  • MARCELINO, L. V. ; PINTO, A. L. ; MARQUES, C. A. . Scientific specialties in Green Chemistry. Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication, v. 1, p. 1-26, 2020.
  • MARCELINO, L. V. ; PINTO, A. L. ; MARQUES, C. A. . Intellectual authorities and hubs of Green Chemistry. Transinformacao, v. 32, p. e200031, 2020.
  • MARCELINO, L. V. ; SOUZA, L. C. A. B. ; MARQUES, C. A. . DAS CERTEZAS ÀS INCERTEZAS: CONTRIBUIÇÕES DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 6, p. 215-229, 2020.
  • HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; RIBAS, H. ; MARQUES, C. A. . Jogo Computacional 3D em primeira pessoa: uma possibilidade para o Ensino de Química. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 12, p. 164-187, 2019.
  • SILVA, M. V. G. ; HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; MARQUES, C. A. . JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR. DYNAMIS (FURB. ONLINE), v. 25, p. 180-195, 2019.
  • FREITAS, N. M. S. ; MARQUES, C. A. . Sustentabilidade e CTS: o necessário dialógo na/para a Educação em Ciência em tempos de crise ambiental. EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 265-282, 2019.
  • MARCELINO, LEONARDO ; SJÖSTRÖM, JESPER ; MARQUES, CARLOS ALBERTO. Socio-Problematization of Green Chemistry: Enriching Systems Thinking and Social Sustainability by Education. Sustainability, v. 11, p. 7123, 2019.
  • MEDEIROS, S. L. R.; CABRAL, D. A. S. . Andujar e a captura do corpo. REMATE DE MALES (ONLINE), v. 40, p. 147-164, 2020.
    https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8657704
  • DO AMARANTE, DIRCE WALTRICK. Tłumacz jako aktor i magik (traduzido para o polonês por Piotr Kilanowski). Konteksty Kultury (Universidade Universidade Iaguielônica de Cracóvia/Polônia), v. 17, p. 112-117, 2020. https://www.ejournals.eu/Konteksty_Kultury/2020/Tom-17-zeszyt-1/art/16988

Livros

Capítulos de Livros

  • MOTA, M.B. A aquisição de estruturas sintáticas complexas em L2: contribuições dos paradigmas de priming sintático e de efeitos de frequência. In: Finardi, K.R.; Tilio, R.; Borges, V.; Dellagnelo, A.; Ramos Filho, E. (Orgs.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. 1ed. Campinas: Pontes, 2019, p. 299-316.
  • Marcelino, Leonardo Victor; Pinto, Adilson Luiz; Marques, Carlos Alberto. Intellectual Authorities and Hubs of Green Chemistry. In: Rogério Mugnaini. (Org.). Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering. 1ed. Switzerland: Springer International Publishing, 2020, v. 1, p. 190-209.
  • MOTA, M.B.; WEISSHEIMER, J. ; JESUS, D. B. ; SOARES, E. C.. Potenciais relacionados a eventos no estudo do processamento da linguagem. In: Mailce Borges Mota; Cristina Name. (Org.). Interface linguagem e cognição: contribuições da Psicolinguística. 1ed. Tubarão: Copiart, 2019, v. 1, p. 329-346.

Conferências

  • La perspectiva de género en los estudios de traducción – (Organizado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Rodrigues). Profa. Dra. Lupe Romero Mediação: Profa. Dra. Silvana Aguiar dos Santos Produto disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202070
  • La importancia de la competencia cultural en la traducción y la interpretación – (Organizado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Rodrigues) – Prof. Dr. Christian Ollala-Soler Mediação: Profa. Dra. Neiva de Aquino Albres Produto disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202127
  • La didáctica de la traducción. Evolución, enfoques y perspectivas – (Organizado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Rodrigues) – Profa. Dra. Amparo Hurtado Albir Mediação: Prof. Me. José Ednilson Gomes de Souza Júnior Produto disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202632
  • Online Seminars in Psycholinguistics/Seminários Online em Psicolinguística. Foram 18 seminários, um por semana, de julho a novembro/2020, em parceria com a Profa. Dra. Pâmela Toassi, da Universidade Federal do Ceará, membro da UFC.  As videoconferências estão depositadas no canal do PPGI no Youtube – https://www.youtube.com/c/PPGIUFSC/videos
  • Apresentação no Smith College de Sergio Luiz Rodrigues Medeiros. Link: https://www.smith.edu/event/academics-spanish-portuguese-bilingual-poetry-reading

Tradução

AMARANTE, DIRCE WALTRICK DO. Obra da Cecília Vicuña para a Bienal do Mercosul 2020: https://www.bienalmercosul.art.br/bienal-12-artistas/Cecilia-Vicu%C3%B1a

Site

AMARANTE, DIRCE WALTRICK DO.v”James Joyce’s Outsiders”: https://www.jamesjoycesoutsiders.com.br/

Eventos Internacionais

2021

Link de Acesso: https://cemvezesclarice.blogspot.com/?fbclid=IwAR1dAs_msh8tYWE-Wox7tWPVywu2OzL_wdjv1r3v2XH0ec4e6kuiwZukht4

2020

2019