PALESTRA | Entre lenguas y miradas: intérpretes en la representación textual y visual de la conquista (1518–1870)

28/04/2025 13:43

A PGET convida  para a palestra “Entre lenguas y miradas: intérpretes en la representación textual y visual de la conquista (1518–1870)”, que será ministrada pelo professor Óscar Ferreiro-Vázquez no dia 30 de abril de 2025, às 10 horas, na Sala 307, Bloco B, CCE.

A palestra examinará o papel essencial dos intérpretes na conquista e colonização da América entre 1518 e 1870, destacando a sua atuação como mediadores linguísticos e como construtores de narrativas históricas, políticas e culturais. Serão abordados casos emblemáticos como os de Malintzin (Malinche) e Felipillo, analisando a representação desses intérpretes em crônicas, cartas e documentos oficiais, e explorando as ambiguidades da sua posição entre a traição e a lealdade, a subordinação e o poder.

Além da análise textual, a palestra discutirá também as representações visuais dos intérpretes em códices, gravuras e pinturas, enfatizando como essas imagens refletem as tensões em torno do controle da linguagem, do acesso ao conhecimento e da construção de identidades sob a ótica colonial. Por fim, será tratada a evolução do papel do intérprete no século XIX, em meio aos processos de independência, à formação dos Estados nacionais e às novas relações estabelecidas com os povos originários.

Óscar Ferreiro-Vázquez é doutor pela Universidade de Vigo, vencedor do Prêmio Extraordinário de Doutorado, professor de Tradução e Interpretação e membro do Grupo de Pesquisa Tradução & Paratradução (T&P) da Universidade de Vigo. Suas áreas de pesquisa incluem a história da tradução e interpretação durante a conquista espanhola, a tradução do movimento global do hip-hop como expressão cultural, a (para)tradução dos fascismos e do Holocausto e a localização de videogames. É também idealizador e diretor do curso de Especialização em Tradução para a Indústria de Videogames (ETIV).

A palestra será ministrada em espanhol.