Mesa-redonda | Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização

22/04/2025 16:32

A PGET, em parceria com o curso de Bacharelado em Letras Libras e o Núcleo InterTrads, convida a comunidade acadêmica para a mesa-redonda” “Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização”, que será realizado na próxima quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 9h30, na Sala Machado de Assis (4º andar, Bloco B – CCE/UFSC).

A atividade será conduzida em formato de mesa-redonda e tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a prática da interpretação comunitária no Brasil. O debate abordará temas centrais como a formação profissional, a construção de políticas públicas e o reconhecimento institucional dessa prática, fundamental para a mediação linguística em contextos sociais diversos.

O evento contará com a presença das pesquisadoras:

  • Mylene Queiroz Franklin – Doutoranda e mestre em Estudos da Tradução pela UFSC, professora e coordenadora do curso de Interpretação na área da Saúde no Mestrado em Interpretação de Conferência da Glendon School of Translation, York University (Canadá). Atualmente, preside a Divisão Brasileira da Associação Internacional de Intérpretes Médicos (IMIA) e coordena a Divisão Setorial de Interpretação Comunitária da Abrates. Também atua como diretora executiva da Interpret2b – Escola de Formação de Tradutores e Intérpretes.

  • Jaqueline Neves Nordin – Doutoranda em Estudos da Tradução pela UFSC, especialista em interpretação comunitária com experiência internacional no Canadá, Suécia e Estados Unidos. É fundadora da JNN Academy e da L.A.W. C.I.T.E., membro da National Association of Judiciary Interpreters and Translators (NAJIT) e da European Legal Interpreters and Translators Association (EULITA), além de licenciada como formadora de formadores pela Cross Cultural Communication (CCC).

A mesa será mediada pela Profa. Silvana Aguiar dos Santos e pelo Prof. Carlos Henrique Rodrigues.