Internacionalização e nacionalização em foco: docentes da PGET participam de eventos acadêmicos na Europa e no Brasil

11/04/2025 09:37

A (inter)nacionalização segue como uma diretriz estratégica da PGET, refletida na atuação destacada de docentes em eventos acadêmicos de relevância nacional e internacional.

No dia 15 de abril de 2025, a pós-doutoranda Elena Manzato estará na Università di Genova (Itália), participando de um colóquio dedicado à tradução e à recepção da obra de Clarice Lispector na Itália. Sua presença reforça a dimensão internacional das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa e o crescente interesse pela literatura brasileira em contextos multiculturais.

A Profa. Andréia Guerini participou de uma série de atividades na Università di Pisa (Itália), culminando com a sua presença no evento LexEcon: A transnational and diachronic study of treatises and textbooks of economics, realizado entre os dias 9 e 11 de abril de 2025, no âmbito do projeto PRIN 2020. O encontro reuniu pesquisadores de diversas áreas e consolidou parcerias em torno dos estudos textuais e tradutológicos com foco nos tratados e manuais de economia.

Já a Profa. Sabrina Moura Aragão participou do seminário internacional Traduire les interactions entre texte et contexte visuel, organizado por Julie Loison-Charles (Université de Lille), ocorrido em 7 de março de 2025, na Université de Lille (França). Na ocasião, apresentou a conferência La voix de l’autre dans la traduction de bandes dessinées. O evento contou com especialistas de instituições como Université Paul Valéry, Université Paris 8 e Université de Waterloo (Canadá), promovendo um rico diálogo sobre tradução e contextos visuais.

A Profa. Marie-Helene C. Torres participou do I Colóquio Internacional Diálogos possíveis Brasil-França, realizado entre os dias 7 e 9 de abril de 2025, no Instituto de Letras da UERJ. Organizado por Ana Karla Canarinos (UERJ) e Rodrigo Jorge Neves (UFF), o evento reuniu docentes de diversas instituições brasileiras, como UFRJ, UFSC, UFF, UFRRJ, Unirio e a própria UERJ, promovendo intercâmbios e reflexões sobre práticas tradutórias e interculturalidade. A docente contribuiu com a apresentação de duas conferências, reforçando a presença da PGET nos debates nacionais sobre tradução.

Essas participações reafirmam o compromisso do programa com a inserção internacional e nacional com a circulação de saberes em diferentes contextos acadêmicos, consolidando a sua atuação em diferentes redes.