Prêmio Capes de Tese 2023 na área de Linguística e Literatura

17/08/2023 20:58

A PGET tem o prazer de anunciar que a tese intitulada “Estudos Feministas da Tradução no Brasil: Percursos históricos, teóricos e metodológicos na produção científica nacional (1990-2020)”, de Naylane Araújo Matos, sob a orientação de Andréia Guerini, ganhou o Prêmio Capes de Tese 2023 na área de Linguística e Literatura, configurando-se como a melhor tese do Brasil, em uma edição que teve o maior número de inscritos.

A tese teve como objetivo principal analisar o desenvolvimento dos Estudos Feministas da Tradução no Brasil, por meio de um mapeamento dessa recente área de estudo no contexto da produção científica nacional, desde seus primórdios na década de 1990 até 2020, tendo em vista as especificidades históricas das lutas das mulheres no Brasil e sua articulação com as lutas internacionais, a institucionalização do feminismo e políticas feministas de tradução que visam forjar alianças transnacionais na luta pela transformação social. O acesso integral do trabalho pode ser feito pelo link: https://tede.ufsc.br/teses/PGET0545-T.pdf

Atualmente, Naylane Araújo Matos é professora no Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Rondônia, atuando também como tradutora e militante feminista antirracista e anticapitalista.

Essa premiação nacional é um importante reconhecimento das pesquisas que vem sendo realizadas na Pós-graduação em Estudos da Tradução, que está completando 20 anos de existência. Ademais, demonstra como os Estudos Feministas vêm ampliando suas frentes de atuação e se estabelecendo na academia brasileira.