Lançamento: Perspectiva dialógica nos estudos da tradução e interpretação da língua de sinais

30/06/2023 13:54

O livro “Perspectiva dialógica nos estudos da tradução e interpretação da língua de sinais” foi organizado pelo professor Vinícius Nascimento, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que é docente permanente do PGET e membro-pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais (InterTrads/UFSC/CNPq).

Este livro apresenta pesquisas que adotam a perspectiva dialógica da linguagem, baseada na leitura das obras do filósofo russo Mikhail Bakhtin e de seu círculo, composto por linguistas, dramaturgos, filósofos e comunicólogos do início do século XX. Essas pesquisas buscam compreender e explorar a tradução e interpretação de línguas de sinais. Os capítulos do livro abordam diversas contribuições da perspectiva dialógica, incluindo o conceito de tradução, o papel dos intérpretes, tradutores e guias-intérpretes à luz dos conceitos éticos e estéticos de Bakhtin, os gêneros do discurso em Libras e videossinalizada, a interpretação da Libras na TV sob a perspectiva de intérpretes surdos, a formação de tradutores audiovisuais de Libras com base em conceitos bakhtinianos, o uso de notas de interpretação e aspectos verbo-visuais da Libras no teatro, o acesso do surdo à justiça sob uma perspectiva verbo-visual dialógica, e a produção e posição discursiva do intérprete e tradutor de Libras na esfera educacional.

O livro conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade de São Paulo (USP), além dos docentes do Núcleo InterTrads da UFSC.

A obra é composta por oito capítulos, além da apresentação realizada pelo organizador e do prefácio escrito por Adail Sobral, pesquisador, professor, tradutor e linguista bakhtiniano da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O livro foi publicado na coleção “LiCorEs” (Linguagem, Corpo e Estética) da Editora Hucitec, e a versão digital gratuita está disponível na Biblioteca da PGET (Repositório da UFSC). A versão impressa pode ser adquirida por meio do site da editora.