PROCAD

PROCAD AMAZÔNIA UFSC/UFPA/UEA (2018 – 2022)

Título: Indicadores antrópicos: fatores socioambientais e patrimoniais na tradução de índices de antropização em povos e comunidades amazônidas

Resumo

O PROCAD AMAZÔNIA tem por objetivo a produção de índice da presença e transformação humanas, em seus territórios e ambientes, que considere práticas e valores autóctones de povos e comunidades amazônicas na compreensão de sustentabilidade e de bom viver/bem-estar da população regional, em vista de contatos culturais e possíveis impactos socioambientais. Daí a perspectiva intercultural e interdisciplinar deste projeto, que implica na necessidade de enfoque que releve identidades, patrimônios e hegemonias culturais e suas possíveis (inter)traduções, o que solicita o apoio de disciplinas da antropologia e arqueologia, dos estudos da tradução e interpretação, da narratologia e análise do discurso, das ciências biológicas e ambientais, da computação e ciências da informação. A questão central é: “como os valores e as práticas de povos e comunidades autóctones e alóctones, em contato na Amazônia, podem contribuir para a compreensão da sustentabilidade e para a reversão de impactos socioambientais e culturais gerados por estes encontros?” Para tanto, nossa hipótese é que a construção de indicador, e seus índices, produzido a partir de aspectos quali-quantitativos seja a possibilidade de inclusão de variados aspectos das populações amazônicas, estabelecendo-se um indicador intercultural preocupado em demonstrar, explicar e instruir mediante práticas etnográficas e tradutórias, citando, adaptando e anexando textos e sujeitos em ação.

Coordenação

  • José Guilherme dos Santos Fernandes -Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEA), Universidade Federal do Pará (UFPA);
  • Marie Hélène Catherine Torres, Pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Otávio Rios Portela, Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Instituições:

 Participantes PPGEA/ UFPA

  • Daniel dos Santos Fernandes
  • Euzébio de Oliveira
  • Isis Abel Bezerra
  • Marcos César da Rocha Seruffo
  • Sylvia Maria Trusen

Participantes PGET/UFSC

  • Andréa Cesco
  • Andréia Guerini
  • Dirce Waltrick do Amarante
  • Evelyn Martina Schuler Zea
  • Gilles Jean Abes
  • Karine Simoni
  • Luana Ferreira de Freitas
  • Sergio Luiz Rodrigues Medeiros
  • Walter Carlos Costa

Participantes PPGICH/UEA

  • Guilherme Gitahy de Figueiredo
  • Jocilene Gomes da Cruz
  • Rafael Ale Rocha
  • Tatiana de Lima Pedrosa Santos

PROCAD UFSC/UFMG (2008 – 2013)

Título: Teorias e Práxis nos Estudos da Tradução de Textos Literários

Resumo: Projeto submetido ao edital do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da Capes com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto foi aprovado (Processo n. 212/2007) com vigência entre os anos 2008 e 2012, entretanto, por causa do período de greve das universidades federais, esse período foi estendido até 30 de junho de 2013. Com o intuito de ampliar a área de abrangência do Pós-Lit-FALE /UFMG, a equipe proponente convidou a PGET da UFSC para integrar uma parceria, abrangendo o escopo: tradução literária. Na busca paulatina de ampliação da reflexão teórica nos Estudos Literários, através da discussão e prática da tradução, ambos os programas reconheceram, mutuamente, a excelência dos membros de suas respectivas equipes, constataram afinidades e, por essa razão, submeteram uma proposta, desenvolvida em conjunto, com o objetivo de: potencializar a qualificação de recursos humanos, refletir acerca do que diz respeito à tradução literária e sobre a tentativa de propor estratégias que levassem à produção de traduções rigorosas e inovadoras, especialmente de textos literários e, por último, de encontrar formas de incrementar o intercâmbio entre esses dois programas. O projeto acolheu a graduação e a pós-graduação e, também, objetivou a qualificação de recursos humanos especializados na tradução de textos literários assim como a elaboração de traduções de qualidade para a divulgação da literatura estrangeira no cenário nacional e da literatura brasileira no cenário internacional. Também quis complementar a formação de pós-graduandos; qualificar docentes por meio de estágios de pós-doutoramentos no país; oferecer cursos de curta duração; orientar e coorientar; participar, em regime de reciprocidade, de bancas de defesa de mestrado e doutorado; disseminar o conhecimento produzido, através da publicação de artigos e livros para divulgar os resultados das pesquisas; organizar eventos nacionais e internacionais do campo dos Estudos da Tradução Literária; criar núcleos de pesquisa que desenvolvessem pesquisa a longo prazo na área da Tradução Literária e ainda realizar publicações conjuntas. Além das publicações conjuntas (artigos, livros, capítulos, organização de números temáticos), das orientações, coorientações, disciplinas, intercâmbios de docentes e discentes e eventos resultantes deste projeto, em 2011, foi a proposição e criação da Linha de Pesquisa ‘Poéticas da Tradução’ no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, elaborada com a assessoria da equipe da PGET-UFSC.