PGET 20 ANOS

Em março de 2024, a  PGET/UFSC) celebrou duas décadas de existência. Desde sua criação, em 2004, a PGET consolidou-se como um dos principais polos de formação e pesquisa na área de Estudos da Tradução no Brasil e na América Latina, contribuindo de forma significativa para o avanço científico, a inovação metodológica e a ampliação crítica do campo tradutório. Ao longo desses 20 anos, a PGET formou mestres e doutores comprometidos com a excelência acadêmica, a diversidade epistemológica e o diálogo intercultural, marcando presença em redes nacionais e internacionais e reafirmando seu papel estratégico no cenário da pós-graduação brasileira.

Evento Comemorativo: PGET 20 ANOS — Os marcos e as marcas da PGET: (Auto)Avaliação

Para celebrar essa trajetória, a PGET realizou o evento comemorativo “PGET 20 ANOS — Os marcos e as marcas da PGET. (Auto)Avaliação”, que reuniu docentes, discentes, egressos e técnicos para revisitar a trajetória do Programa e discutir perspectivas futuras. A iniciativa propôs-se a (auto)avaliar as conquistas, desafios e transformações vivenciadas ao longo de duas décadas, colocando em evidência os caminhos percorridos, os projetos estruturantes, os vínculos formativos e as marcas deixadas pelas pesquisas, pessoas e práticas que compõem sua história.

A programação contou com mesas-redondas, rodas de conversa, lançamentos de publicações, exposições de memória institucional e atividades culturais, com foco em temas como internacionalização, interdisciplinaridade, inovação didático-pedagógica, políticas linguísticas, acessibilidade e o papel da tradução na sociedade contemporânea. Os vídeos do evento estão disponíveis no canal da PGET no YouTube, ampliando o acesso às discussões e aos registros dessa celebração que, mais do que rememorar, projeta os horizontes da PGET para os próximos anos.

Com o intuito de preservar e compartilhar amplamente as reflexões promovidas durante o evento, disponibilizamos abaixo os registros audiovisuais de todas as mesas temáticas, acompanhados dos respectivos títulos e participantes.

Mesa 01 – Histórico e Contextualização

Coordenação: Profa. Dra. Andréia Guerini (UFSC)
Participantes: Profa. Dra. Marie Hélène Catherine Torres (UFSC) e Prof. Dr. Walter Carlos Costa (UFSC)
🔗 Assistir à mesa no YouTube

Mesa 02 – Formação, Pesquisa e Extensão

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Henrique Rodrigues (UFSC)
Participantes: Profa. Dra. Germana Henriques Pereira (UnB), Profa. Dra. Maria Lúcia Barbosa de Vasconcellos (UFSC) e Profa. Dra. Silvana Aguiar dos Santos (UFSC)
🔗 Assistir à mesa no YouTube

Mesa 03 – Inserção Nacional

Coordenação: Profa. Dra. Marie Hélène Catherine Torres (UFSC)
Participantes: Prof. Dr. Júlio César Neves Monteiro (UnB), Profa. Dra. Luana Ferreira de Freitas (UFC) e Profa. Dra. Mariana Janaina dos Santos Alves (UNIFAP)
🔗 Assistir à mesa no YouTube

Mesa 04 – Políticas Afirmativas: Inclusão, Permanência e Acessibilidade

Coordenação: Profa. Dra. Karine Simoni (UFSC)
Participantes: Mwewa Lumbwe (UNIKAM – RDC), Prof. Rodrigo Rosso (UFSC) e Samuel Souza (UFSC)
🔗 Assistir à mesa no YouTube

Mesa 05 – Internacionalização e Inovação

Coordenação: Prof. Dr. André Cechinel (UFSC)
Participantes: Profa. Dra. Andréia Guerini (UFSC), Prof. Dr. Gilvan Muller de Oliveira (UFSC) e Prof. Dr. Luiz Salomão Ribas Gomez (UFSC)
🔗 Assistir à mesa no YouTube

Mesa 06 – Impacto Econômico, Social e Cultural

Coordenação: Prof. Dr. Luiz Henrique Queriquelli (UFSC)
Participantes: Profa. Dra. Anna Palma (UFMG), Profa. Dra. Monique Pfau (UFBA/ABRAPT), Prof. Dr. Rafael Ferreira (UFC) e Profa. Dra. Simone Homem de Mello (UFC)
🔗 Assistir à mesa no YouTube

Mesa 07 – Avaliação Institucional

Coordenação: Profa. Dra. Andréa Cesco (UFSC)
Participantes: Profa. Dra. Andréia Guerini (UFSC), Prof. Dr. Carlos Henrique Rodrigues (UFSC), Profa. Dra. Karine Simoni (UFSC) e Prof. Dr. Pablo Cardellino Soto (UnB)
🔗 Assistir à mesa no YouTube

Mesa 08 – Egressos

Coordenação: Profa. Dra. Sheila Maria dos Santos
Participantes: Dra. Elena Manzato (Università di Pisa/UFSC), Profa. Dra. Lilian Cristina Nascimento (UFPA), Profa. Dra. Naylane Araújo Matos (UNIR), Dr.  Rodrigo D’Avila da Silva (UnB) e Profa. Dra. Silvana Nicoloso (IFSC)
🔗 Assistir à mesa no YouTube

Mesa 09 – Diálogos Internacionais

Coordenação: Prof. Dr. Walter Carlos Costa (UFSC)
Participantes: Prof. Dr. Berthold Zilly (Freie Universität Berlin) e Profa. Dra. Rachel Sutton-Spence (UFSC)
🔗 Assistir à mesa no YouTube