PGET E PGLIN oferecem disciplina de internacionalização sobre Estudos de Línguas de Sinais com quatro docentes estrangeiros

13/06/2022 08:51

A PGET-UFSC — em parceria com o Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL-UFSC) — abre inscrições, entre os dias 13 e 18 de junho, para a disciplina de Tópicos Especiais em Estudos da Tradução e Interfaces — Sign Language Studies: linguistics, translation, interpreting and literature — que será oferecida por uma equipe de renomados docentes estrangeiros dos campos da tradução, da interpretação e da linguística de línguas de sinais.

A disciplina tem como público-alvo, principalmente, os(as) mestrandos(as) e doutorandos(as) da Universidade Federal de Santa Catarina (com foco nos estudantes da PGET e do PPGL) que estão desenvolvendo pesquisas com línguas de sinais, tanto no campo dos Estudos da Tradução e da Interpretação quanto no da Linguística das Línguas de Sinais. As aulas presenciais ocorrerão nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2022 (nos períodos matutino e vespertino) e serão ministradas em Sinais Internacionais (não haverá serviço de interpretação). Também serão disponibilizadas vagas remanescentes para demais interessados(as) em cursar a disciplina como isolada.

Os(As) professores(as) doutores(as) Olivier Schetrit (École des hautes études en sciences sociales), Ivani Fusellier (Université Paris 8), Christopher Stone (University of Wolverhampton) e Christian Rathmann (Humboldt Universität zu Berlin) estarão no Brasil para participar do 7º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa/ 3º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Línguas de Sinais/ 4º Seminário Franco-Brasileiro em Estudos Surdos: línguas de sinais, artes, tradução e interpretação que ocorrem de 27 de junho a 1º de julho de 2022 no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Os interessados em cursar a disciplina, que são estudantes regulares de Pós-Graduação da UFSC, devem encainhar e-mail para secretaria da PGET (secpget@gmail.com) , fazendo contato com a secretaria da sua respectiva pós-graduação, quando for o caso. Os demais interessados (não estudantes da Pós-graduação da UFSC) devem acessar sistema (https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao), seguindo as orientações contidas no EDITAL Nº 03/2022/PPGET.

A disciplina foi idealizada pelos(as) professores(as) Rachel Sutton-Spence e Carlos Rodrigues do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução e pela professora Ronice Quadros do Programa de Pós-graduação em Linguística, integrantes do Departamento de Libras, e viabilizada pelos coordenadores desses Programas, respectivamente, a professora Andréia Guerini e o professor Valter Romano.