Radio Translatio: Diálogos de tradutologia

29/01/2019 07:24

Com o apoio do Grupo de Pesquisa em Tradutologia da Universidad de Antioquia (UdeA), em Medellín, COLÔMBIA, e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, BRASIL.

Radio Translatio propõe um diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas e formações para discutir suas produções recentes. Através da produção destes podcasts em várias línguas, procuramos ampliar o pensamento tradutológico, dando importância à voz e ao ato de escutar.

2 pesquisadores + 2 textos recentes + 4 perguntas = Radio Translatio

Como funciona? Radio Translatio conecta dois pesquisadores que têm uma afinidade em seus trabalhos. Cada um deles propõe um texto recente de sua autoria para trabalhar no podcast, e o envia para o outro interlocutor. Uma semana antes, duas perguntas são trocadas sobre o texto de um e outro. No dia do encontro, virtual ou presencial, eles próprios realizam esse diálogo.

Disponível na página www.radiotranslatio.com, o programa já oferece os seguintes podcasts:

Radio Translatio 1- “Stories of Translation”, por Judith Woodsworth e Nayelli Castro Ramírez (inglês)

Radio Translatio 2- “Textos, mentiras y traducción”, por Jean-Claude Arnould e Sebastián García (espanhol)

Radio Translatio 3- “La traduction autrement”, por José Lambert e Jean-François Brunelière (francês)

Radio Translatio 4- “Didáctica de la traducción”, por Amparo Hurtado Albir e Álvaro Echeverri Arias (espanhol)

Direção: Martha Pulido (Escuela de Idiomas – UdeA, Colômbia / Pós-Graduação em Estudos da Tradução, PGET  – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Brasil) marthaluciapulido@gmail.com e Rosario Lázaro Igoa (Centro Universitario Regional del Este CURE – Universidad de la República del Uruguay, UdelaR / Pós-Graduação em Estudos da Tradução, PGET – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Brasil) rosilazaro@gmail.com

Direção técnica: Jhonny Alexander Calle, Tradutor Inglês-Francês-Espanhol, UdeA. jaco142@hotmail.com

Produtor de áudio: Carlos Andrés Calle Orozco, Professional em Artes de la Grabación y Producción Musical, Instituto Tecnológico de Medellín (ITM).

Mais informações: www.radiotranslatio.com

Facebook: Radio Translatio